Dicas


Dicas de massagem para aliviar dores músculares usando técnicas de reflexologia, doin, shiatsu entre outros, você encontra aqui...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dores nas Mãos

Dores nas mãos e punhos perda de força de dormência, podem ser sintomas de problemas na coluna cervical, bom ficar atento porque também pode ser síndrome de túnel de carpo( que é a compressão do nervo mediano do punho).Túnel do carpo, embora o problema seja mais frequentemente associado a pessoas cujo trabalho envolve movimentos repetitivos, ele também é bastante comum entre as gestantes.

Síndrome do túnel de carpo:
Os sintomas podem surgir a qualquer momento da gravidez, mas normalmente se apresentam no começo do quinto ou do sexto mês, junto com o leve inchaço nos tornozelos e nos pés.
Como fazer para aliviar a dor:

Os sintomas podem se agravar à noite. Sempre que sentir as fisgadas, mude de posição na cama -- só isso já alivia boa parte do incômodo. Tente não dormir em cima das mãos. Outro truque é sacudir as mãos até que a dor e a dormência diminuam.
Os sintomas podem incluir dormência nas mãos, formigamento, queimação ou dor nos dedos, mãos, punho, braço e até no ombro.
O "carpo" é a estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. O túnel do carpo é um canal que tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O inchaço e a retenção de líquidos que são comuns na gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.

O nervo mediano é o responsável pelo tato no polegar, no indicador, no dedo médio e em metade do anular, e também comanda o movimento de um músculo na base do polegar. A pressão sobre esse nervo é a causa dos sintomas da chamada síndrome do túnel do carpo.


Flexionar os dedos e as mãos várias vezes durante o dia também é positivo. Se estiver com muita dor, evite movimentos repetitivos como digitar e fazer trabalhos manuais, que podem agravar os sintomas. Manter as mãos elevadas quando sentada, por exemplo sobre o encosto do sofá, enquanto você assiste à TV, também pode ajudar.

Caso trabalhe com computadores, ajuste a altura de sua cadeira para que os punhos não fiquem flexionados para baixo quando você digita. Teclados ergonômicos também podem ajudar. Lembre-se de fazer pausas para esticar as mãos e os dedos.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo normalmente desaparecem um pouco depois que o bebê nasce, junto com o inchaço. O sumiço da dor, no entanto, não é imediato -- você ainda ficará inchada por alguns dias após o parto.

Se a dor persistir por muito tempo após o parto, você pode precisar de um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios antiinflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até cirurgia, tudo dependendo da recomendação médica. O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente
.



As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados.
No homem, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o halux(o "dedo grande do pé"), que têm apenas duas. As falanges têm nomes diferentes, conforme sua posição:

Falange proximal, articulam com os metacarpais ou metatarsais,
Falange média e
Falange distal, nas extermidades dos dedos.
Tendinite:

Inflamação do tendão no polegar, a pessoa sente muita dor no punho, no polegar e muitas vezes irradiando-se para o ante braço, tendo dificuldade de fazer movimentos ao utilizar força ou pressão com o polegar, e são causadas por esforços repetitivos.
Dedo no gatilho:
Trata- se de um processo inflamatório entre a palma da mão e o início dos dedos, onde forma-se um calo.